• IQMU: 3ª RODADA – ABRIL/2021

    Autores: Marcus Quintella e Marcelo Sucena
    Este artigo apresenta os resultados gerais do processamento de dados coletados na 3ª rodada para compor o Índice da Qualidade da Mobilidade Urbana – IQMU, que permite investigar, em vários níveis e especificidades, as condições da mobilidade nas cidades.
    Data: 24/05/2021
  • SEM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES, NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO

    Autores: Marcus Quintella
    De acordo com as principais consultorias especializadas, o Brasil precisaria investir, no mínimo, entre 4,0 e 5,5% do PIB, anualmente, ou seja, algo em torno de R$ 360 bilhões ao ano, para melhorar razoavelmente sua posição no ranking mundial de infraestrutura e conseguir mais competitividade internacional para o país, além de subir de patamar em termos de desenvolvimento econômico e bem-estar...
    Data: 04/05/2021
  • CONTROVÉRSIAS E UTILIZAÇÃO EQUIVOCADA DA TIR NAS CONCESSÕES E PPPS

    Autores: Marcus Quintella; Marcelo Sucena
    A TIR é uma ferramenta econômico-financeira muito utilizada nos setores de infraestrutura para diferentes finalidades. Apesar de ser utilizada há muitas décadas, ainda persistem dúvidas e questionamentos sobre o uso correto da TIR.  
    Data: 19/04/2021
  • PANORAMA FERROVIÁRIO DO CENTRO-OESTE: PROBLEMAS E SOLUÇÕES

    Autores: Marcus Quintella; Marcelo Sucena
    Considerada uma “região-chave” para o escoamento de produtos agrícolas no Brasil, devido à sua localização geográfica, o Centro-Oeste ainda enfrenta grandes desafios em sua infraestrutura de transportes. Para discutir o tema, a FGV Transportes promoveu o webinar “Panorama ferroviário do Centro-Oeste: problemas e soluções”, em 6 de abril, das 18h às 19h30.
    Data: 19/04/2021
  • GOVERNANÇA E COMPLIANCE NAS EMPRESAS ESTATAIS

    Autores: Marcus Quintella; Mariana Lessa
    O objetivo deste artigo é delimitar objetivamente as características de governança e compliance transpostas para a realidade das empresas estatais, como esses institutos foram inseridos no contexto brasileiro e como podem impactar no programa de desestatização que o governo tem buscado implementar.
    Data: 25/03/2021

Páginas