Marcus Vinicius Quintella Cury

Diretor

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Mestre em Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia – IME. Pós-Graduado em Administração Financeira pela EPGE/FGV. Engenheiro Civil pela Universidade Veiga de Almeida. Sua experiência profissional tem como destaque as posições de Diretor de Engenharia de Transportes da Odebrecht TransPort S.A. e de Diretor Técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Foi engenheiro, assistente técnico e chefe de departamento da CBTU, de 1985 a 2000, atuando ativamente na área metroferroviária nacional. Como consultor empresarial, pela MARVIN Consultoria e Treinamento Ltda, prestou serviços, na área de transportes, para as seguintes empresas e entidades: Dresdner Bank, Caixa Econômica Federal, Banco Opportunity, Embratel, Fundação Hospital Bela Lopes de Oliveira, Latapack Ball Embalagens, Universidade Corporativa da Petrobras, SDM/Odebrecht Angola, Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, Fundação Euclides da Cunha/Universidade Federal Fluminense-UFF, Agência de Serviços Públicos Concedidos do Estado do Rio de Janeiro-ASEP/AGETRANSP/RJ, Fundação Ricardo Franco/IME e BNDES/PUC-RJ, Belgo-Arcelor Brasil, Transpetro, ABIFER/SIMEFRE e Thyssen Krupp CSA Siderúrgica. Na área acadêmica, desde 1997, atua na Fundação Getulio Vargas (FGV) como professor da área de finanças dos cursos MBA e coordenador acadêmico dos seguintes cursos de pós-graduação: MBA em Gestão Empresarial (Recife), MBA em Controladoria, Auditoria e Compliance (RJ), MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (RJ) e MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios (RJ). É professor palestrante dos cursos de Altos Estudos de Política e Estratégia e Logística e Mobilização Nacional, da Escola Superior de Guerra (ESG). É representante da FGV no Education Quality Accreditation Agency - EQUAA, como International Assessment Partner. Foi professor adjunto do Mestrado em Transportes do IME, de 1991 a 2011, e professor dos MBA em Finanças do IBMEC, de 1994 a 1999. Autor de artigos em jornais, revistas, congressos e periódicos, nacionais e internacionais. Coautor dos seguintes livros: Finanças Corporativas e Análise de Projetos de Investimento, editados pela FGV, e Mobilidade Urbana sobre Trilhos na Ótica dos Grandes Formadores de Opinião, editado pela ANPTrilhos. Autor do livro Empreendedorismo e Gestão de Negócios, editado pela Synergia Editora 

E-mail: marcus.quintella@fgv.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marcus-quintella-8a2336a7/

 

Marcelo Prado Sucena

Pesquisador Sênior

Pós-Doutorado pela COPPE/UFRJ/LASUP - Laboratório de Aplicações de Supercondutores - Programa de Engenharia de Elétrica (Modelo Neuro-Fuzzy para gerenciamento ambiental da operação do trem de levitação magnética - MagLev-Cobra), Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (Modelo Neuro-Fuzzy Sistêmico para subsidiar alocação de recursos), Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) (Procedimento para identificação de elementos críticos, com FMECA, para subsidiar alocação de recursos), Graduado em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrotécnica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ (Programa em FORTRAN para equilíbrio de rede de energia com contingência). Atuou em várias frentes na Cia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) e Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, em destaque como Assessor da Subsecretaria de Transportes e na Diretoria de Administração e Finanças, como Chefe de Departamento de Monitoração de Transportes e como Analista de Sistemas. Atuou também como representante da SETRANS para planejamento de transportes nos Jogos Mundiais Militares, Rio+20 e candidatura para as Olimpíadas de 2016. Foi professor/pesquisador do Instituto Militar de Engenharia (pós-graduação em nível de especialização e mestrado) e na Universidade Estácio de Sá (graduação e pós-graduação). Foi professor terceirizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/NUSEG (pós-graduação) e na Escola Técnica Estadual Engenheiro Silva Freire. É autor de vários artigos em congressos, seminários e periódicos indexados pela CAPES. Tem larga experiência nas áreas das Engenharias de produção, de transporte, de sistemas e de manutenção, além das áreas pesquisa operacional, de gestão do conhecimento, manutenção e tecnologia metroferroviária.

E-mail: marcelo.sucena@fgv.br

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/marcelo-sucena-82692b29

 

Roberto Eduardo de Vasconcellos Levier

Consultor - Transporte Marítimo e Setor Portuário

Master of International Business, pela University of South Carolina, Columbia, SC, EUA. Bacharel em Economia pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, Brasil. Fundador da Relship Logistics Ltda e de sua sucessora Waterline Maritime Strategies, da qual é CEO, com escritórios no Brasil e nos EUA. Possui grande experiência em corretagem de navios e em consultoria independente no transporte marítimo, com network nos principais hubs mundiais de shipping. Suas principais atividades incluem a preparação de estudos estratégicos e de viabilidade para a expansão de negócios estrangeiros no Brasil, incluindo o estabelecimento de joint ventures e escritórios locais. Atualmente, fornece consultoria para as principais empresas de transporte e manufatura, em todo o mundo. Anteriormente, trabalhou para a Delta Line, Inc. (EUA) e para a Agência Marítima Lachmann, no Rio de Janeiro. 

E-mail: roberto.levier@fgv.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/roberto-levier-ba73604/

 

Rafael Veras de Freitas

Consultor - Área Jurídica em Concessões e Regulação da Infraestrutura de Transportes

Doutorando e Mestre em Direito da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas - FGV RJ. Pós-Graduado em Direito do Estado e da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas - FGV RJ. Pós-Graduado em Direito Administrativo Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Professor do LLM em Infraestrutura e Regulação da FGV Direito Rio. Coordenador dos Módulos de Concessões e da Infraestrutura da Pós-Graduação (latu sensu) da FGV Direito Rio. Autor dos Livros "Expropriações Regulatórias", "a Nova Regulação Portuária", "Concessão de Rodovias" e "Comentários à Lei nº 13.655/2018" (LINDB). Árbitro no Conselho Arbitral do Estado de São Paulo - CAESP. Árbitro e Diretor de Obras Públicas do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem - CBMA. Subscritor da Coluna mensal "Direito da Infraestrutura", pela Editora Fórum. Consultor jurídico nos setores de rodovias, portos, aeroportos, mobilidade urbana e saneamento básico para diversas empresas nacionais e internacionais e para o Poder Público.

E-mail: rafael.veras@fgv.br 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/rafael-v%C3%A9ras-0390b731/ 

 

Respicio Antonio do Espirito Santo Jr.

Consultor - Transporte Aéreo e Setor Aeroportuário

Pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, em gestão estratégica e cenários futuros. Doutor em Engenharia de Transportes pela Coppe/UFRJ. Mestre em Engenharia Industrial, com ênfase em sistemas de transportes, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor da UFRJ desde 1998 na área de Engenharia de Transportes, com foco em Transporte Aéreo. Atuando desde 1994 na criação de modelos de negócio, na elaboração de cenários futuros, no mapeamento de oportunidades de mercado e para receitas acessórias, além de regulação político-econômica e elaboração de políticas públicas em Aviação/Transportes/Turismo.
Desde 1996 integrando equipes de trabalho em Aviação Civil, Transportes & Logística, Hospitalidade, Humanização, Inteligência de Mercado, Educação & Cultura e Tecnologia e Inovação. Principais atuações: Diretor de Planejamento de Transportes para a Copa das Confederações FIFA 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014 no Grupo Águia/Match Connections/Match Hospitality; Membro do Networking Committee da Air Transport Research Society; Membro do Conselho de Turismo da CNC (2008 a 2019); Membro da Comissão do Senado Federal para modernização do Código Brasileiro de Aeronáutica e Coordenador do Grupo de Trabalho em Transporte Aéreo Internacional da Comissão (2015-2016); Assessoramento para regulação político-econômica e políticas públicas nos Ministérios da Defesa, da Fazenda, dos Transportes e do Turismo (1999 a 2019); Assessor estratégico da Shell Aviation (2011-2012), Azul Linhas Aéreas (2008-2010), Odebrecht Transport (2012-2014), RIOgaleao (2014-2015), Perto Táxi Aéreo (2024) e Instituto Interelos (2023-2024); entre outras.

E-mail: respicio@poli.ufrj.br

LinkedIn: linkedin.com/in/respicio
 

Paulo Rogério da Silva Monteiro

Pesquisador Bolsista - Transporte Público e Mobilidade Urbana

Mestre em Engenharia de Transporte pelo IME/RJ. Engenheiro Civil pela UFMG. Sócio-Diretor da Empresa Locale Consultoria e Engenharia Ltda - ME (desde 2005). Examinador do Prêmio ANTP de Qualidade (direcionado para Transportes Públicos) - Ciclos 2003-2005, 2005-2007 e 2009-2011 (Examinador) e 2011-2013 e 2013-2015 (Examinador Sênior). Coordenador Técnico-Executivo da Pesquisa Origem-Destino RMBH 2012 - Agência de Desenvolvimento da RMBH - Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana de Minas Gerais (2012-2013). Assessor Técnico da Diretoria de Planejamento Metropolitano / Coordenador do Programa Metropolitano de Mobilidade  - Agência de Desenvolvimento da RMBH - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Politíca Urbana de Minas Gerais (2009-2011). Professor do CEFET-MG, PUC-Minas, UFMG, Fundação João Pinheiro e Universidade de Itaúna, nas áreas de Mobilidade Urbana, Engenharia de Tráfego, Pesquisas de Transporte e Trânsito Sistemas de Transportes, Superestrutura Viária e Gestão de Processos e Projetos, desde 2005. Consultor Sênior em Mobilidade Urbana e Regional - Planos de Mobilidade, Estudos de Trânsito / Tráfego, Previsão de Demanda e Sistemas de Transporte para entidades privadas e públicas. Consultor Técnico nas áreas de planejamento estratégico de ações relativas à mobilidade urbana metropolitana, articulação e integração intersetorial de ações técnico-institucionais na temática da mobilidade urbana, elaboração de projetos de sinalização horizontal e vertical de vias urbanas, estruturação de processos de gestão dos sistemas de transporte público por ônibus e por táxis e do transporte escolar, estruturação físico-operacional-financeira de sistemas de transporte coletivo por ônibus.

E-mail: paulo.monteiro@fgv.br 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/paulorsmonteiro/

 

Victor Lima Migliorini

Pesquisador Bolsista - Transporte Público e Mobilidade Urbana

Mestre em Engenharia de Transportes e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Analista Técnico da Locale Trânsito e Transporte, Consultoria em Trânsito e Transportes, desde 2013, atuando na construção e calibração de redes de microssimulação de trânsito, elaboração de Relatórios de Impacto na Circulação (RIC), Planos de Ação Imediata de Trânsito e Transportes (PAIT), estudos de otimização semafórica, Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para rodovias, elaboração de termos de referência e auxílio às prefeituras para licitação de sistemas de transporte coletivo por ônibus e sistemas de táxi, e elaboração de Planos de Mobilidade Urbana para municípios (PMU).

E-mail: victor.migliorini@fgv.br 

LinkedIn: linkedin.com/in/victor-lima-migliorini

 

Bruno Jansen Amaral Oliveira

Estagiário

Estudante da graduação em Economia da FGV EPGE, cursando com bolsa integral concedida pelo Centro para o Desenvolvimeto de Matemática e Ciências (CDMC-FGV). Teve experiência internacional durante intercâmbio na ESADE, em Barcelona, e colaborou com projetos de pesquisa relacionados a macroeconomia, finanças públicas, econometria e política internacional.

E-mail: bruno.jansen@fgv.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bruno-jansen-ao/

 

Valdélia Alves de Brito

Assistente 

Técnica em Comunicação Empresarial pela Harvard Extension School, Secretariado pelo CETAP/RJ. Carreira desenvolvida, como assistente executiva, em grandes empresas multinacionais, como Ericsson, Nokia e Tim Brasil. Participou, por mais de 5 anos, no projeto das Olimpíadas Rio 2016, assessorando os executivos da área Jurídica. Residência nos EUA durante oito anos executando projetos multidiciplinares.

E-mail: valdelia.brito@fgv.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/valdeliabrito/