A Fundação Getúlio Vargas - FGV, ao longo de 76 anos de atuação, vem construindo uma trajetória de excelência na história do país nas áreas de administração, economia, direito, ciência social, matemática, pesquisa histórica e documentação. Atualmente, a FGV é o 3º melhor think tank do mundo e primeiro da América Latina, por nove anos consecutivos, sendo reconhecida como entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos.

Dentre suas diversas escolas e unidades, destaca-se o FGV Transportes, centro de estudos e pesquisas em transportes, logística e mobilidade urbana, cujo principal objetivo é atuar como protagonista no pensamento estratégico nesses setores de vital importância para o desenvolvimento nacional, além de auxiliar empresas públicas e privadas em suas tomadas de decisão e subsidiar os governantes na formulação de políticas públicas e planos de ação.

O mercado do FGV Transportes engloba as áreas pública, privada e acadêmica. Na área pública, os formuladores de política públicas, agências reguladoras, empresas públicas e legisladores. Na iniciativa privada, as entidades e empresas de transportes. Na área acadêmica, pesquisadores, professores e alunos das escolas da FGV e demais instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais. O FGV Transportes tem como foco os setores de transportes de cargas e passageiros, logística e mobilidade urbana, com ênfase para as seguintes grandes áreas:

§  transportes de cargas: rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aeroviário;

§  transporte urbano, trânsito e mobilidade urbana;

§  infraestrutura de transportes: rodovias, ferrovias, dutovias, portos e aeroportos;

§  supply chain management;

§  estocagem, armazenagem e distribuição;

§  eficiência energética dos transportes;

§  tecnologia da informação;

§  inovação tecnológica;

§  sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos transportes;

§  viabilidade técnica, econômica e ambiental dos transportes.

O FGV Transportes oferece ao mercado os seguintes produtos e serviços:

§  pesquisa aplicada para a resolução de problemas práticos concretos, de soluções de curto, médio e longo prazos;

§  boletins setoriais de análise conjuntural, cadernos anuais específicos, artigos científicos e notas técnicas;

§  educação continuada, abrangendo treinamentos técnicos e gerencias, de curtas e médias durações, e cursos de pós-graduação MBA lato sensu, abertos ou in company;

§  organização de eventos, abertos e fechados, tais como seminários, palestras e fóruns de debates;

§  desenvolvimento de programas de P&D com a iniciativa privada;

§  consultoria e assessoria para o desenvolvimento de competências em transportes, logística e mobilidade urbana, para empresas privadas e entidades governamentais.

Missão

Posicionar a FGV como protagonista da discussão sobre transportes no Brasil, subsidiando a elaboração de políticas públicas, pesquisa aplicada, estudos, projetos e planos de ação para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.

Visão

Contribuir para que a FGV seja reconhecida internacionalmente como um dos melhores think tank do mundo no setor de transportes.

Valores

  • Imparcialidade;
  • Excelência;
  • Integridade;
  • Ética;
  • Respeito.