Autores:

Este artigo busca apresentar uma modelagem matemática baseada nos preceitos da Teoria
Fuzzy que, após o processamento dos dados coletados em 2021 e 2023, retorna o Índice da
Qualidade da Logística do E-commerce (IQLE) e índices parciais que o compõe. Tais valores
visam exemplificar e validar o modelo e pretende representar a qualidade da logística do
e-commerce pela ótica do cliente, pela abordagem da visão operacional da logística em si e pelos
aspectos relacionados ao atendimento do cliente final. O modelo apresentou-se robusto nos
resultados, denotando proporções similares nos resultados de 2021 e 2023, que são comparados e
analisados, inclusive gerando-se seis cenários que são avaliados para se identificarem possíveis
causas para os efeitos caracterizados. Observam-se modificações positivas nos índices, na maioria
com margens acima de cinquenta pontos percentuais, que podem indicar possíveis
modificações processuais pelas principais marketplaces e investimentos tecnológicos.
Quanto às relações de causa e efeito, sugere-se que a idade do cliente respondente e o valor do
frete têm possível relação com as mudanças de visão entre 2021 e 2023.
Clique aqui para acessar a revista.