Autores: 

Marcelo Sucena | Fernanda Barbosa | Marcus Quintella

Este  artigo  busca  apresentar  uma  modelagem matemática   baseada   nos   preceitos   da   Teoria 
Fuzzy  que,  após  o  processamento  dos  dados coletados  em  2021  e  2023,  retorna  o  Índice  da 
Qualidade da Logística do E-commerce (IQLE) e índices   parciais   que   o   compõe.   Tais   valores 
visam exemplificar e validar o modelo e pretende representar   a   qualidade   da   logística   do   
e-commerce pela  ótica do cliente, pela  abordagem da  visão  operacional  da  logística  em  si  e  pelos 
aspectos  relacionados  ao  atendimento  do  cliente final.   O   modelo   apresentou-se   robusto   nos 
resultados, denotando  proporções  similares  nos resultados de 2021 e 2023, que são comparados e 
analisados,   inclusive   gerando-se   seis   cenários que são avaliados para se identificarem possíveis 
causas para os efeitos caracterizados. Observam-se modificações positivas nos índices, na maioria 
com    margens    acima    de    cinquenta    pontos percentuais,    que    podem    indicar    possíveis 
modificações     processuais     pelas     principais marketplaces    e    investimentos    tecnológicos. 
Quanto  às  relações  de  causa  e  efeito,  sugere-se que  a  idade  do  cliente respondente  e  o  valor  do 
frete  têm  possível  relação  com  as  mudanças  de visão entre 2021 e 2023.

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