MINISTÉRIO OFICIALIZA QUE VALEC VAI INCORPORAR A EPL PARA CRIAR A INFRA SA

Fonte: Agência iNFRA

 

O Ministério da Infraestrutura anunciou nesta segunda-feira (19) o início formal do processo que pretende unir duas de suas estatais, a Valec e a EPL (Empresa de Planejamento e Logística). A perspectiva é que no fim do primeiro semestre de 2021 as duas companhias já sejam uma só, a chamada Infra SA.

 

A ideia é que as duas companhias juntas possam apoiar o governo na produção de projetos para o desenvolvimento de concessões e também no apoio a processos necessários nessa área como desapropriações e licenciamentos ambientais.

 

O processo de união das companhias vinha sendo trabalhado desde o início do ano e a expectativa era concluir tudo ainda no início de 2021. Mas era necessário fechar um formato para essa união. O formato decidido pelo governo foi de a Valec, que tem estrutura mais robusta e é mais antiga, incorporar a EPL. A estatal de planejamento, criada em 2012, não tem servidores concursados, por exemplo.

 

De acordo com comunicado do Ministério da Infraestrutura, a Consultoria Falconi foi contratada para o trabalho de unir as duas empresas. O plano de fusão será apresentado em 90 dias, com perspectiva das duas companhias estarem funcionando juntas em 270 dias.

 

Na nota do ministério, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, diz que o que espera "de todos os gestores e servidores da Valec e EPL é o engajamento nesse processo para que possamos projetar uma nova empresa que nasça sem as mazelas do passado, com governança e instrumentos que nos ajudem a pensar a infraestrutura no Brasil”.