MINISTRO DA INFRAESTRUTURA DIZ JÁ TER SONDAGENS PARA CONSTRUÇÃO DE FERROVIAS

Fonte: Agência iNFRA 
 
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou, na última terça-feira (9), que o governo já recebeu sinalização de investidores interessados em operar autorizações de ferrovias no país. Todos eles aguardam a aprovação do PLS (Projeto de Lei do Senado) 261/2018, o Novo Marco das Ferrovias, segundo Tarcísio.
 
A fala ocorreu durante a live “Os desafios da infraestrutura brasileira para a retomada da economia”, promovido pela Necton Investimentos. Segundo Freitas, há expectativa de que, até o meio do ano, o projeto seja aprovado na Câmara e no Senado.
 
“Estamos com o PLS de Ferrovias tramitando no Senado. Temos sido procurados por investidores que querem operar a Malha Oeste, ramal de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde. De Aratu até Juazeiro. Outro quer fazer de Sete Lagoas até São Mateus. Também tem de Açailândia até Alcântara. Investimentos relevantes vão surgir logo que o projeto seja aprovado. Acho que até o fim do primeiro semestre estaremos sancionando-o”, disse.
 
O ministro falou ainda sobre os impactos que serão trazidos com a concessão da Ferrogrão, que visa consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte. Para ele, a ferrovia transformará a logística agrícola brasileira e proporcionará um equilíbrio e competição muito fortes entre concessões.

“Será um grande regulador de preço, tendo poder grande de diminuir o frete”, afirmou.
 
Outro ponto levantado pelo ministro foi em relação à desestatização do Porto de Santos (SP). A ideia do governo é enviar o projeto ao TCU (Tribunal de Contas da União) até o fim deste ano. Já o leilão aconteceria no meio 2022.
 
“O Porto de Santos será a maior privatização da história do ministério. A consulta pública deve sair neste ano. A estruturação do projeto deve ficar pronta no meio do ano. Faremos os últimos ajustes a partir de julho ou agosto. Mandamos para o TCU neste ano e acreditamos que devemos ter a chancela no início do ano que vem. O leilão deve acontecer no final do primeiro semestre de 2022”, comentou.
 
Tarcísio de Freitas falou ainda sobre a tramitação do PL (Projeto de Lei) 4.199/2020 – o BR do Mar. Ele reafirmou que, apesar de maduro, o projeto deve sofrer alterações no Senado e, com isso, voltar para a Câmara dos Deputados. “A região Norte tem um peso muito forte no Senado. Deve ser votado nesta semana ou na semana que vem e voltar para a Câmara”, disse.
 
Durante a Live, o ministro foi perguntado sobre uma possível candidatura à Presidência da República. Ele explicou que não tem interesse em assumir o cargo e que o êxito do Minfra está na capacidade do órgão em organizar as prioridades sem intervenções políticas.

“Acredito que tem que continuar assim para o trabalho ser bem feito”, afirmou.