MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NOS PORTOS BRASILEIROS AUMENTA 3,64%

da Agência iNFRA 
 
A movimentação total de cargas nos portos brasileiros, no período de janeiro a outubro de 2020, foi de 953,9 milhões de toneladas. Os números mostram um resultado 3,64% superior a igual período do ano anterior.
 
O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (11) pela ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários). O aumento vai na contramão do PIB, que, no terceiro trimestre do ano, foi 3,9% menor que no mesmo período de 2019.
 
Açúcar, combustíveis minerais e a soja foram as cargas com maior crescimento de movimentação entre os itens de exportação, no período de janeiro a outubro deste ano. Apresentaram, respectivamente, crescimento de 68,16%, 47,4% e 21,2%.
 
De acordo como o diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, as perspectivas para 2021 também são promissoras. Segundo ele, além dos prognósticos do LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola) do IBGE apontarem para um aumento de 4,6% da produção da soja em 2021, a logística trazida pelo Arco Norte impactará no valor final do grão.  
 
“A expectativa é que, em 2020, seja superado o recorde registrado em 2018, quando o Brasil exportou 82,9 milhões de toneladas de soja. Além disso, as áreas de produção de soja estão avançando em direção ao Arco Norte, e os preços pagos pelo grão no Brasil serão favorecidos por uma logística eficiente, viabilizada por terminais portuários instalados região”, explicou.