TRANSPORTE FERROVIÁRIO CRESCE IMPULSIONADO POR AUMENTO NOS PREÇOS DAS COMMODITIES
da Agência iNFRA
Minério e granéis agrícolas puxaram a alta no volume de produtos transportados pelas ferrovias do país, que cresceram 15,2% e 53%, respectivamente, no primeiro trimestre de 2021, comparados ao mesmo período de 2020.
Os números foram divulgados nesta segunda-feira (3) pela ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) e mostram que, na comparação com março de 2020, o volume total transportado de cargas por trens cresceu 30%.
O minério de ferro, que é a principal carga transportada do país, cresceu de 50,8 milhões de toneladas no 1º trimestre de 2020 para 58,5 milhões neste ano. Já os granéis agrícolas, principalmente soja e milho, tiveram um salto de 5 milhões de toneladas para 7,7 milhões no trimestre passado.
O transporte dessas mercadorias está em crescimento devido aos altos preços que as commodities atingiram neste ano no mercado internacional. O minério de ferro, por exemplo, alcançou picos históricos de preços. Além disso, o real desvalorizado também beneficia as exportações.
Entre os destaques do relatório de produção divulgado pela ANTF, disponível neste link, está a informação da entrada em operação da FNS Malha Central, da Rumo, em março. De acordo com os dados da associação, o trecho de 172 quilômetros entre os municípios de São Simão (GO) e Estrela D’Oeste (SP) registrou produção de 224.251.896 TKU (tonelada/quilômetro útil).