TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS CRESCE 1,6% EM FEVEREIRO, INDICA ANTF
da Agência iNFRA
O volume de cargas do transporte ferroviário registrou crescimento de 1,6% em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a janeiro, a produção ferroviária cresceu 2,5%. Os dados são da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), organização que representa as concessionárias ferroviárias do Brasil.
O relatório mensal da associação mostra que, frente a fevereiro de 2021, o transporte de granéis agrícolas cresceu 24,8%; seguido pelos combustíveis, com expansão de 11,1%; e os contêineres, com alta de 13,8%. Em contrapartida, o grupo de granéis minerais apresentou queda de 5%, e o de demais cargas recuou em 4,3%.
Em relação ao transporte geral de cargas, as ferrovias movimentaram 9,6 milhões de TKUs (toneladas por quilômetro útil), valor 16% maior que em fevereiro de 2021 e 35,9% maior que o registrado no mês de janeiro de 2022. No acumulado do primeiro bimestre, a categoria também apresenta alta, de 26,1%.
Devido às chuvas, o transporte de minério de ferro por trilhos teve redução de 10,1% em fevereiro, quando comparado ao mês anterior, queda atribuída ao período chuvoso. O levantamento completo está disponível neste link.