VALEC QUER IMPLEMENTAR ÁREA DE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE CARGAS NO PÁTIO DE ANÁPOLIS
Jenifer Ribeiro, da Agência iNFRA
O diretor de Negócios da Valec, Alex Trevizan, afirmou que a empresa pretende implementar uma área de embarque e desembarque focada em cargas líquidas, gerais e de grãos no pátio ferroviário da Ferrovia Norte-Sul, em Anápolis (GO).
Trevizan explicou que os estudos sobre a área, que foram iniciados no começo do ano, devem ser finalizados até o final deste mês e após os ajustes necessários serão colocados em consulta pública.
O diretor expressou essa possibilidade durante a live Abifer Conversa, promovida pela Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), que tratou dos novos desafios da Valec. Além de Trevizan, participou também o diretor-presidente da empresa, André Kuhn. A transmissão do evento pode ser acessada neste link.
Concessão conjunta
André Kuhn voltou a falar sobre a probabilidade de fazer uma concessão conjunta da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) II e III e da Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) a fim de ter somente uma concessionária para concluir esses trechos.
Disse ainda que a Valec “não tem recurso orçamentário para começar a Fiol III sem concluir a Fiol II”, e que a empresa está “preparada” para "aproveitar recurso de investimento cruzado para executar alguma coisa na Fiol III”.
O objetivo era usar a outorga da renovação da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) para executar o empreendimento, mas a ideia está sendo combatida por estados por onde passam a ferrovia e deve ser abandonada.
A Fiol é dividida em três grandes lotes. O trecho I da malha ferroviária foi concedido para a empresa Bahia Mineração em abril do ano passado por um período de 35 anos.
Sobre investimento cruzado, Kuhn falou que essa modalidade vai permitir que a Fico seja finalizada em cinco anos com o orçamento maior que o inicial. A previsão de orçamento da ferrovia era de R$ 2,3 bilhões e deve ser executava, segundo o diretor-presidente da Valec, com um valor entre R$ 4 bilhões a R$ 5 bilhões.