• PROCEDIMENTOS DE APROPRIAÇÃO DE CUSTOS E CÁLCULO TARIFÁRIO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS – UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS ABORDAGENS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS
    Os sistemas de transporte urbanos, antes mesmo do COVID-19, apresentavam problemas com o binômio custo (tarifa) x demanda (receita). Com menos deslocamentos urbanos, a receita tarifária despencou e serviços foram paralisados ou passaram a operar em condições precárias, carecendo de subsídios públicos para restabelecimento. Assim, este artigo propõe analisar e avaliar abordagens técnico-acadêmicas, brasileiras e estrangeiras, relativas ao tema, buscando identificar características e enfoques, similaridades e diferenças, além de eventuais lacunas e centelhas indutoras de desejados aprimoramentos nos procedimentos de apropriação dos custos de operação e de cálculo tarifário. Os resultados obtidos apontam para diferentes abordagens entre o Brasil e outras nações. O primeiro, direcionado para precisão nos apontamentos dos itens de custo, sem uso de modelos econométricos; os segundos indicam menores precisões e poucas parcelas, mas com consolidação e análises de elasticidades.  
    Autores: Victor Migliorini | Paulo Monteiro | Marcus Quintella | Marcelo Sucena
  • APROPRIAÇÃO DE CUSTOS NO TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS: UMA INVESTIGAÇÃO DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS E DE PADRÕES REGIONAIS INTERNACIONAIS
    Considerando os latentes desafios relacionados à garantia de níveis adequados de qualidade nos deslocamentos urbanos, tem sido cada vez mais fundamental que se aprimore a gestão dos serviços de transporte público, principalmente em relação aos custos operacionais. Neste contexto, apresenta-se uma revisão bibliográfica sistemática de fontes técnicas e acadêmicas, abrangendo diferentes regiões geográficas e abordagens metodológicas. Esta consolidação proporciona a análise da frequência de abordagens e da profundidade das referências dos componentes de custo. Quanto às metodologias para cálculo de custos, constata-se diferença na abordagem dos documentos brasileiros, com uso de planilhas tarifárias, frente a outros países, com métodos de estimativa matemática. Constata-se também que as planilhas tarifárias têm grau de detalhamento das parcelas de custo maior que o encontrado em outras metodologias de cálculo, decorrente da apresentação de fórmulas e coeficientes detalhados.
    Autores: Victor Lima Migliorini | Paulo Rogério da Silva Monteiro | Marcus Vinícius Quintella Cury | Marcelo Prado Sucena
  • A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES SOBRE A QUALIDADE DA LOGÍSTICA DO E-COMMERCE
    Este  artigo  busca  apresentar  uma  modelagem matemática   baseada   nos   preceitos   da   Teoria  Fuzzy  que,  após  o  processamento  dos  dados coletados  em  2021  e  2023,  retorna  o  Índice  da  Qualidade da Logística do E-commerce (IQLE) e índices   parciais   que   o   compõe.   Tais   valores  visam exemplificar e validar o modelo e pretende representar   a   qualidade   da   logística   do    e-commerce pela  ótica do cliente, pela  abordagem da  visão  operacional  da  logística  em  si  e  pelos  aspectos  relacionados  ao  atendimento  do  cliente final.   O   modelo   apresentou-se   robusto   nos  resultados, denotando  proporções  similares  nos resultados de 2021 e 2023, que são comparados e  analisados,   inclusive   gerando-se   seis   cenários que são avaliados para se identificarem possíveis  causas para os efeitos caracterizados. Observam-se modificações positivas nos índices, na maioria  com    margens    acima    de    cinquenta    pontos percentuais,    que    podem    indicar    possíveis  modificações     processuais     pelas     principais marketplaces    e    investimentos    tecnológicos.  Quanto  às  relações  de  causa  e  efeito,  sugere-se que  a  idade  do  cliente respondente  e  o  valor  do  frete  têm  possível  relação  com  as  mudanças  de visão entre 2021 e 2023. Clique aqui para acessar a revista.
    Autores: Marcelo Sucena | Fernanda Barbosa | Marcus Quintella
  • MODELO MATEMÁTICO INTEGRAL-FUZZY PARA GERAÇÃO DO IQMU: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
    Este trabalho está direcionado para o desenvolvimento de modelo matemático sustentado nos preceitos das Integrais-Fuzzy, focado na geração de índices de qualidade da mobilidade urbana.  Para  tanto  se  desenvolve  pesquisa  exploratória  ex-post-facto,  pois  pretende-se gerar  um  diagnóstico  sobre  as  condições  da  movimentação  na  cidade, baseando-se  na coleta de dados sobre as percepções dos usuários nas  viagens cotidianas.  Tal modelo pode ser  utilizado  de  forma  rotineira  para  geração  de  série  histórica,  promovendo melhoria  do processo decisório de organismos públicos. Para teste  e validação do modelo desenvolveu-se um estudo de caso baseado em pesquisa realizada em outubro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro. O  modelo apresentou-se estável  e coerente após a análise dos  seus resultados, pelo   cruzamento   dos   índices   gerados   com   questão   reflexiva   sobre   a   mobilidade.   O diagnóstico  dos  usuários  da  cidade  analisada  é  que  a  qualidade  é  ruim,  com  IQMU  igual  a 4,07  no  universo  de  discurso  [0,10].  Pontuaram-se  também  as  percepções  dos  usuários quanto  aos  modos  de  transporte,  com  destaque  para  melhor nota  para  táxi-frete  (IQM  = 5,15)  e  pior  grau  para  bicicleta  (IQM  =  3,12).  Os  resultados  também  foram  avaliados organizando-os  pelas  características  dos  respondentes  (gênero,  faixa etária  e  formação)  e pela condição das viagens (tempo de deslocamento e quantidade de baldeações).
    Autores: Marcelo Sucena | Marcus Quintella
  • PREVISÃO DE DEMANDA POR MÉTODOS ECONOMÉTRICOS SUBSIDIANDO A OTIMIZAÇÃO OPERACIONAL E A EMPREGABILIDADE NO TRANSPORTE
    Por intermédio do uso de métodos adequados para análise de demanda futura é possível tratar rapidamente as flutuações originadas de fatores externos de várias características que podem interferir no planejamento de sistemas produtivos, fundamental para dimensionar a disponibilidade de ativos, insumos e, principalmente, de recursos humanos. É nesse viés que se enquadra este artigo. Objetiva-se com este artigo apresentar a potencialidade e a simplicidade do uso de métodos estocásticos para previsão de demanda por séries históricas para avaliação do futuro da empregabilidade do transporte, por intermédio de um estudo de caso. Utilizam-se dados da base primária do novo CAGED/CNT, permitindo-se a prospecção de dados futuros em pesquisa aplicada e descritiva para interpretação de cenário operacional e de recursos humanos do transporte de carga. Para tanto usam-se três método estocásticos para geração dos valores dos componentes aleatório e sistemático da demanda projetada. Após a análise do componente aleatório de da razão de viés, identifica-se como melhor método Holt como o que se enquadra na faixa com menor amplitude para qualquer medida da diferença entre a previsão e a demanda real. Pela prospecção de dez períodos adiante compôs-se a ideia de otimização das infraestruturas dos modos de transporte para minimização de demissões, além da maior intensividade de operações de multimodalidade. Com do estudo é possível perceber a importância e a potencialidade do uso de métodos estocásticos para previsão de demanda para melhoria de resultados operacionais, além da melhoria da eficiência da aplicação dos recursos humanos no transporte de cargas, que pode impactar em menor variabilidade nos saldos de empregos nos vários modos de carga.
    Autores: Marcelo Sucena | Marcus Quintella

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