- A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES SOBRE A QUALIDADE DA LOGÍSTICA DO E-COMMERCEEste artigo busca apresentar uma modelagem matemática baseada nos preceitos da Teoria Fuzzy que, após o processamento dos dados coletados em 2021 e 2023, retorna o Índice da Qualidade da Logística do E-commerce (IQLE) e índices parciais que o compõe. Tais valores visam exemplificar e validar o modelo e pretende representar a qualidade da logística do e-commerce pela ótica do cliente, pela abordagem da visão operacional da logística em si e pelos aspectos relacionados ao atendimento do cliente final. O modelo apresentou-se robusto nos resultados, denotando proporções similares nos resultados de 2021 e 2023, que são comparados e analisados, inclusive gerando-se seis cenários que são avaliados para se identificarem possíveis causas para os efeitos caracterizados. Observam-se modificações positivas nos índices, na maioria com margens acima de cinquenta pontos percentuais, que podem indicar possíveis modificações processuais pelas principais marketplaces e investimentos tecnológicos. Quanto às relações de causa e efeito, sugere-se que a idade do cliente respondente e o valor do frete têm possível relação com as mudanças de visão entre 2021 e 2023. Clique aqui para acessar a revista.Autores: Universidade Federal do Paraná - UFPR
- MODELO MATEMÁTICO INTEGRAL-FUZZY PARA GERAÇÃO DO IQMU: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIROEste trabalho está direcionado para o desenvolvimento de modelo matemático sustentado nos preceitos das Integrais-Fuzzy, focado na geração de índices de qualidade da mobilidade urbana. Para tanto se desenvolve pesquisa exploratória ex-post-facto, pois pretende-se gerar um diagnóstico sobre as condições da movimentação na cidade, baseando-se na coleta de dados sobre as percepções dos usuários nas viagens cotidianas. Tal modelo pode ser utilizado de forma rotineira para geração de série histórica, promovendo melhoria do processo decisório de organismos públicos. Para teste e validação do modelo desenvolveu-se um estudo de caso baseado em pesquisa realizada em outubro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro. O modelo apresentou-se estável e coerente após a análise dos seus resultados, pelo cruzamento dos índices gerados com questão reflexiva sobre a mobilidade. O diagnóstico dos usuários da cidade analisada é que a qualidade é ruim, com IQMU igual a 4,07 no universo de discurso [0,10]. Pontuaram-se também as percepções dos usuários quanto aos modos de transporte, com destaque para melhor nota para táxi-frete (IQM = 5,15) e pior grau para bicicleta (IQM = 3,12). Os resultados também foram avaliados organizando-os pelas características dos respondentes (gênero, faixa etária e formação) e pela condição das viagens (tempo de deslocamento e quantidade de baldeações).Autores: Marcus Quintella | Marcelo Sucena
- PREVISÃO DE DEMANDA POR MÉTODOS ECONOMÉTRICOS SUBSIDIANDO A OTIMIZAÇÃO OPERACIONAL E A EMPREGABILIDADE NO TRANSPORTEPor intermédio do uso de métodos adequados para análise de demanda futura é possível tratar rapidamente as flutuações originadas de fatores externos de várias características que podem interferir no planejamento de sistemas produtivos, fundamental para dimensionar a disponibilidade de ativos, insumos e, principalmente, de recursos humanos. É nesse viés que se enquadra este artigo. Objetiva-se com este artigo apresentar a potencialidade e a simplicidade do uso de métodos estocásticos para previsão de demanda por séries históricas para avaliação do futuro da empregabilidade do transporte, por intermédio de um estudo de caso. Utilizam-se dados da base primária do novo CAGED/CNT, permitindo-se a prospecção de dados futuros em pesquisa aplicada e descritiva para interpretação de cenário operacional e de recursos humanos do transporte de carga. Para tanto usam-se três método estocásticos para geração dos valores dos componentes aleatório e sistemático da demanda projetada. Após a análise do componente aleatório de da razão de viés, identifica-se como melhor método Holt como o que se enquadra na faixa com menor amplitude para qualquer medida da diferença entre a previsão e a demanda real. Pela prospecção de dez períodos adiante compôs-se a ideia de otimização das infraestruturas dos modos de transporte para minimização de demissões, além da maior intensividade de operações de multimodalidade. Com do estudo é possível perceber a importância e a potencialidade do uso de métodos estocásticos para previsão de demanda para melhoria de resultados operacionais, além da melhoria da eficiência da aplicação dos recursos humanos no transporte de cargas, que pode impactar em menor variabilidade nos saldos de empregos nos vários modos de carga.Autores: Marcelo Sucena | Marcus Quintella
- ARTIFICIAL INTELLIGENCE APPLIED TO ASSESS PERCEPTIONS OF THE QUALITY OF E-COMMERCE LOGISTICS: CASE STUDY OF RIO DE JANEIROÉ fato que com a pandemia do COVID-19 ocorreram muitas mudanças de mercado, em parte, impulsionadas pelas novas necessidades dos consumidores. No âmbito do comércio eletrônico, as mudanças aconteceram em paralelo com o aumento rápido de demanda, impactando diretamente na qualidade do serviço logístico prestado. É nesse contexto que este artigo busca desenvolver uma forma de avaliar a qualidade da logística do e-commerce, baseando-se na percepção do cliente final ao final do ciclo do pedido. Para tanto, objetiva-se desenvolver um modelo matemático, baseando-se nos preceitos da inteligência artificial, que possa interpretar expressões qualitativas, capturadas por intermédio de questionário, transformando-as em valores quantitativos, passíveis de análise no mundo real. Tais valores formam índices parciais e o IQLE (Índice da Qualidade da Logística do E-commerce). Após o processamento de 180 registros, observou-se que dos sete atributos analisados, três deles redundaram em nota abaixo de 5,0, denotando certa preocupação, mas oportunidade de melhora e desenvolvimento de soluções mercadológicas.Autores: Marcelo Sucena | Marcus Quintella
- MODELAGEM FUZZY-SAW PARA QUALIFICAÇÃO DE EMPRESAS DE LOGÍSTICA NO E-COMMERCE: O CASO DOS RESULTADOS DO IQLEEste artigo busca desenvolver modelagem, baseada no método Fuzzy-SAW, para avaliar a qualidade percebida pelos clientes finais na prestação do serviço logístico do e-commerce. Pretende-se desenvolver estudo de caso para validação e exemplificação, usando-se dados obtidos em enquete para se determinarem o Índice da Qualidade da Logística do E-commerce e outros parciais. Após o processamento de 409 registros obtidos por intermédio de questionário, observou-se que as quatro empresas mais citadas, usadas como alternativas no modelo, registraram quase 80% das observações. Após a análise de sete atributos operacionais e outros quatro relacionados ao atendimento do cliente, considerados no modelo como os critérios, notou-se que nenhuma das empresas atingiu grau 6,0 em escala [0,10], caracterizando potencial para melhoria. A empresa com maior amplitude nacional é a que apresentou a pior qualidade; a segunda mais qualificada é concorrente direta desta empresa; a com melhor grau (5,53) representa, apenas, 4% das citações na enquete.Autores: Marcelo Prado Sucena | Marcus Vinicius Quintella Cury